Cirurgias Reparadoras - Dra. Luciane Gemelli - Porto Alegre

Cirurgias Reparadoras

Cirurgias Reparadoras

Esse é o campo de atuação da Cirurgia Plástica que engloba os procedimentos destinados a reparar e reconstruir regiões corporais lesadas por trauma (acidentes), procedimentos cirúrgicos (reconstruções após ressecção de neoplasias) e malformações ou alterações congênitas (“de nascença”) ou adquiridas (apresentam-se ao longo da vida). No planejamento de cirurgias reparadoras e reconstrutivas levamos em conta aspectos estéticos e funcionais. O objetivo final da reparação é restituir função e qualidade de vida aos pacientes.

Tumores Cutâneos
As lesões cutâneas podem ser benignas, nesse caso retiradas quando há dúvida no diagnóstico ou quando há queixa estética por parte do paciente, ou malignas. O tratamento dos chamados canceres de pele (melanoma e não melanoma) pode requerer reconstruções complexas com o uso de enxertos e retalhos, tornando-se fundamental a expertise de um cirurgião plástico. Na condução desses casos, existe grande preocupação e atenção para que haja remoção completa das lesões com margem de segurança e, ao mesmo tempo, preserve-se função e mantenha-se cicatrizes dentro de parâmetros esteticamente aceitáveis.

Correção de Cicatriz
Através de diversas técnicas é possível amenizar e melhorar o aspecto de cicatrizes corporais inestéticas, como queloides e cicatrizes hipertróficas, bem como as que apresentam retração que comprometa aspectos funcionais. Essas cicatrizes podem ser resultantes de cortes acidentais, queimaduras ou cirurgias prévias.

Lesões por Queimaduras
É possível intervir em lesões causadas por queimaduras, na tentativa de amenizar e restaurar aspectos funcionais e estéticos comprometidos.

Reconstrução de mamas
O cirurgião plástico pode atuar na reconstrução de mamas lesadas por traumas ou ressecções por neoplasia e até mesmo em malformações congênitas da mama (conhecidas com Síndrome de Poland).

Particularmente em relação ao câncer de mama, a Cirurgia Plástica pode auxiliar desde ao planejamento de incisões para a remoção das lesões até a reposição dos tecidos com auxílio de diversas técnicas (expansores cutâneos, implantes de silicone, retalhos musculares e miocutâenos, enxerto de gordura).

O objetivo dos procedimentos é restaurar volume e forma mamária, de maneira a corroborar com a manutenção da qualidade de vida das pacientes.

Paralisia Facial
A Paralisia Facial (alteração da função dos músculos inervados pelo sétimo par craniano, Nervo Facial) atinge os músculos responsáveis pela mímica facial, dessa forma impedindo os pacientes acometidos de realizarem funções básicas como o fechamento dos olhos e a expressão de emoções (uma das principais necessidades desses pacientes é a reanimação do sorriso). Diversas técnicas visam o restabelecimento das funções dos músculos faciais, como fechamento dos olhos e reanimação do sorriso, e melhor equilíbrio estético da face.

Entre em contato e conheça nossa política de convênios para Cirurgias Reparadoras 

Agende agora uma avaliação

Entre em contato conosco e agende sua primeira consulta.

AGENDAR AGORA

Agende sua consulta

(51) 3407.5231
(51) 9 8912.1427