Visita de estudos à Caen, na França!

Blog

Visita de estudos à Caen, na França!

26 de julho

Nesse texto, conto um pouco da minha visita ao Dr Daniel Labbé, na França, referência em rejuvenescimento do pescoço e tratamento da paralisa facial.

Em 2016, tive a oportunidade de visitar o Dr Daniel Labbé, em Caen, na França.
 
Ex-presidente da Sociedade Francesa de Cirurgia Plástica, Labbé é uma das principais referências mundiais em reanimar (simbólica e concretamente) o sorriso de pacientes que sofreram paralisa facial. Adicionalmente, seus estudos anatômicos se debruçaram sobre o tratamento do envelhecimento da face e  do pescoço, tendo descrito inovações na técnica de lifting cervical para “pescoços difíceis”, contemplando casos de pacientes com grandes alterações, que não obteriam bom resultado com técnicas pré-existentes.
 
A visita à Caen, uma cidade cheia de história, com suas construções medievais que testemunharam os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, foi extremante enriquecedora. Não só aprendi com as diferentes cirurgias, como pude admirar o espírito aberto e inovador do Dr Daniel.
 
Atualmente atuando, majoritariamente, em prática privada, Labbé dedicou-se por muitos anos à orientação acadêmica e tinha o hábito de presentear seus novos residentes com um livro, de título Semmelweiss, escrito como tese de conclusão de curso pelo futuro poeta francês, Louis-Ferdinand Céline, que então formava-se em Medicina. A tese, obviamente, versa sobre o médico húngaro Semmelweis, cujas observações acerca da febre puerperal intuíram a transmissão de germes muito antes das descobertas de Pasteur e Lister. Porém, Semmelweis teve suas pesquisas rechaçadas pelo meio médico científico de seu tempo, e morreu incompreendido. 
 
Fico lisonjeada em também ter recebido esse presente cheio de significado das mãos do Dr Daniel, para que o livro me instigasse, assim como a seus antigos residentes, a pensar sobre a necessidade constante da observação e pesquisa, ainda que o próprio meio científico possa, eventualmente, apresentar resistência à inovação e à mudança.
 
Voltar

Agende sua consulta

(51) 3407.5231
(51) 9 8912.1427