Tudo o que você precisa saber para colocar silicone.

Blog

Tudo o que você precisa saber para colocar silicone.

11 de outubro

Atualmente, a mamoplastia de aumento, cirurgia para aumento das mamas através da colocação de implantes de silicone, é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil, ultrapassando a lipoaspiração.

Os implantes, os quais chamamos informalmente de prótese de silicone, são a solução quando a mulher deseja o aumento dos seios. São diversas as situações em que os implantes estão indicados, variando desde mamas pouco desenvolvidas (pequenas em relação ao corpo) até situações como perdas de peso acentuadas ou alterações após gestação.

 

É preciso, porém, saber que há um caminho a ser trilhado com muito cuidado entre o sonho com a cirurgia de aumento das mamas e sua realização. Buscando ajudar às pacientes a tomarem boas decisões em relação ao procedimento, vamos compartilhar algumas dicas e orientações:

 

Escolha do profissional

O primeiro passo é buscar por um médico que seja, de fato, especialista em Cirurgia Plástica, e que entenda suas necessidades e oriente em todas as suas dúvidas. Busque por indicações e averigue o histórico dos profissionais recomendados, por fim, marque uma consulta para criar afinidade e alinhar as dúvidas e expectativas. Uma forma de averiguar se seu médico é especialista é acessar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

O formato do implante de silicone

Essa é a primeira dúvida de muitas mulheres: Qual é o formato ideal para mim? A escolha do silicone dependerá da sua intenção, do formato do seu corpo e de outros pontos que serão avaliados pelo especialista. Existem vários formatos e projeções dos implantes de silicone: redondo, anatômico, cônico, perfil moderado, alto, super alto, etc.

 

O tamanho do implante de silicone

O tamanho do implante também é uma escolha que depende dos fatores listados antes, como a sua intenção, formato do seu corpo (altura, largura do tórax...) e outros pontos que a cirurgiã ou cirurgião irá avaliar. Sempre vale lembrar que cada mulher apresenta suas particularidades, o tamanho que sua conhecida ou amiga colocou nem sempre pode ser comparado ao resultado que você espera. Cada corpo tem a sua variação e a análise para se chegar o mais próximo possível da expectativa do paciente será feita junto ao especialista.

 

Plano do implante

Existem algumas variações na técnica de inclusão do silicone e, novamente, é junto ao profissional que será feita a escolha de qual é a mais adequada para você. Geralmente opta-se entre a colocação do implante em plano subglandular, ou seja, abaixo da glândula mamária ou, em plano submuscular, quando o implante de silicone é colocado em plano mais profundo, abaixo do músculo. São diversos os fatores que influenciam essa decisão e a escolha é feita ao alinhar-se as características da paciente aos riscos e benefícios de cada técnica.

 

Incisões e Cicatrizes

A incisão para colocação do implante, que irá resultar em uma cicatriz discreta na maior parte dos casos, pode ser em três locais diferentes: no sulco mamário, em volta da aréola ou na axila. No sulco das mamas: O corte é feito embaixo das mamas, o que facilita o acesso ao local onde o implante será colocado. Na aréola: O corte é feito em semicírculo contornando a parte inferior entre a aréola e a pele da mama. Na axila: reservada para pacientes que não desejam cicatriz diretamente nas mamas, embora a qualidade de cicatriz nesta região geralmente fique muito boa, pode ser mais evidente quando se usa roupas sem mangas.

 

Cuidados do pré-operatório

Após decidir-se pela cirurgia, é hora de começar a se preparar para ela. Nessa etapa, seu médico pedirá alguns exames para conferir o seu estado de saúde e avaliar a segurança da operação. Parar de ingerir bebidas alcóolicas e fumar são atitudes importantes e que sua cirurgiã ou cirurgião certamente irá recomendar. A alimentação deve estar equilibrada para garantir os nutrientes para a boa cicatrização e você deve se comprometer a fornecer todas as informações que seu médico requisitar sobre seu estado de saúde, incluindo uso de medicações e outras substâncias. Seguir todas as orientações do pré-operatório é essencial para a sua segurança durante a cirurgia!

 

Cuidados do pós-operatório

A cirurgia pode durar em média duas horas e a paciente costuma ter alta no mesmo dia. Porém, há uma série de cuidados que você precisa ter no período após a cirurgia. Manter uma alimentação leve nos primeiros dias, somente realizar exercícios físicos após liberação médica e evitar exposição ao sol são exemplo de ações essenciais. O seu comprometimento em seguir todas as orientações será essencial para atingires um excelente resultado!

 

Duração

Os implantes de silicone da nova geração não apresentam prazo exato para troca. Haverá necessidade de uma nova cirurgia em caso de insatisfação com a forma das mamas (que podem se modificar com o passar dos anos) ou alguma alteração própria do implante (contratura da cápsula que o organismo forma ao redor do implante, por exemplo). Por isso, é importante manter contato com o seu cirurgião, realizar os exames preventivos de mama e avaliar sempre que perceber alguma alteração.

 

Vale lembrar que sua saúde e bem-estar devem ser priorizados durante todas as etapas de realização desse procedimento!

 

Se você ficou interessada em realizar a cirurgia de aumento dos seios, conhecida como prótese de silicone, entre em contato com a Dra. Luciane Gemelli, cirurgiã plástica em Porto Alegre:
 

contato@gemellicirurgiaplastica.com.br

(51) 3335.1551
(51) 9 8912.1427

Rua Quintino Bocaiúva, 694, sala 410
B. Floresta, Porto Alegre - RS | 90440.050

 

Voltar

Agende sua consulta

(51) 3407.5231
(51) 9 8912.1427