Enxertos de gordura Microfat e Nanofat: conheça cada um deles!

Blog

Enxertos de gordura Microfat e Nanofat: conheça cada um deles!

08 de junho

Duas formas inovadoras de utilizar a gordura lipoaspirada!

Microfat e Nanofat: esses dois nomes que se popularizaram na literatura e na nossa prática da Cirurgia Plástica, referem-se a duas formas de utilizar a gordura lipoaspirada para auxiliar nas queixas de nossos pacientes.

Ambos são recursos fascinantes com inúmeras aplicações e em constante evolução. Vamos entender um pouco mais sobre os enxertos de gordura Microfat e Nanofat?

O que é um enxerto de gordura?

Como sabemos, o tecido lipoaspirado é um material rico que pode ser transferido para outros locais do corpo, transportando os adipócitos (células próprias de gordura), células tronco (com capacidade de diferenciarem-se em outros tipos de células), assim como fatores para o crescimento celular.

Nesse outro local do corpo, tais células poderão se integrar e contribuir para as modificações que desejamos - esse transporte celular e tecidual de um local do corpo para outro, é chamado de enxerto.

No que consiste o Microfat?

O Microfat Grafting (enxerto micro) é uma técnica em que coletamos (lipoaspiramos) a gordura de áreas de acúmulo indesejado no corpo, por meio de cânulas especiais. Essas cânulas removerão a gordura em partículas pequenas e, em seguida, processaremos esse lipoaspirado de maneira muito delicada, a fim de manter a vitalidade das células de gordura (os adipócitos).

Essa combinação de um enxerto delicado (com partículas pequenas) e com a grande quantidade de adipócitos viáveis (vivos), é o que permite que esse enxerto tenha alta integração e sobrevivência. Isso se traduz em maior previsibilidade e durabilidade dos resultados. 

O fato das células de gordura (os adipócitos) estarem vivas faz com que esse enxerto volumize de alguma forma os locais aos quais é transferido. Isso é incrível, não?

Em minha prática, utilizo o Microfat como um preenchedor orgânico em locais da face muito similares com os que utilizaria o ácido hialurônico, por exemplo. Além disso, ele pode ser usado em algumas áreas corporais, como na complementação da forma e no contorno em cirurgias da mama.

E o Nanofat?

Já o Nanofat Grafting é uma outra forma de preparo da gordura lipoaspirada, em que nosso objetivo será obter um enxerto que não tenha adipócitos vivos. Assim, o Nanofat não servirá para preencher ou volumizar.

Mesmo sem células de gordura vivas, estudos em laboratório mostraram que ele segue sendo rico em células tronco e em fatores de crescimento. Utilizamos essas propriedades do Nanofat quando queremos melhorar a qualidade da pele, tratando rugas finas e a coloração da região das olheiras, por exemplo. De novo, isso é incrível, não é mesmo? 

O Microfat e o Nanofat podem ser indicados isoladamente ou em conjunto com cirurgias faciais e corporais! Eu sou encantada com as potencialidades do uso do enxerto de gordura! Para continuar lendo mais conteúdos como esse, me acompanhe nas redes sociais e fique de olho no meu blog!

 
Voltar

Agende sua consulta

(11) 9 9394.1809