Dicas para ter uma vida saudável

Blog

Dicas para ter uma vida saudável

06 de agosto

Ter hábitos saudáveis é essencial para o bem-estar e para a prevenção de doenças. Mas você sabe o que fazer para manter a saúde em dia? Confira em nosso blog algumas dicas.

Regularize seu Sono
Uma boa noite de sono é indispensável para regulação do organismo, o número total de horas necessárias varia para cada indivíduo, mas uma média para a maioria das pessoas seriam oito horas. A falta de sono provoca mudanças no humor e pode levar ao estresse. Tente dormir sempre no mesmo horário, mantendo uma rotina, além disto, evite consumir bebidas estimulantes a noite (café, chá preto, energético) e realizar exercícios muito próximo ao horário de dormir.
 
Aumente o consumo de água
Recomenda-se a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia, para pessoas que não tenham doenças. Outras bebidas como leite e água de coco auxiliam na hidratação do organismo, mas o ideal é que a água pura seja a principal fonte. Devemos ter especial atenção com idosos, pois com o passar dos anos, os mecanismos do organismo para sinalizar desidratação são prejudicados e pessoas com mais idade podem não sentir sede, tornando ainda mais comum que se descuidem do consumo de água. 
 
Faça exercícios regularmente
Tente encaixar no seu dia-a-dia uma rotina de exercícios físicos. Eles nos ajudam fisicamente e psicologicamente, uma vez que podem até mesmo auxiliar no tratamento da depressão. A musculação é importante para a manutenção da massa muscular através dos anos e sua prática regular está relacionada ao aumento da longevidade e qualidade de vida. Outros exercícios como caminhada, dança, corrida, natação, podem auxiliar no condicionamento cardiovascular e pulmonar. 
 
Opte por uma alimentação equilibrada
Atualmente existem diversas estratégias nutricionais para perda de peso e ganho de massa muscular, sendo o acompanhamento de um profissional importante nessas situações. Entretanto, podemos destacar algumas regras básicas para uma alimentação saudável, como preferir alimentos menos processados (evitar industrializados, como embutidos, farinhas refinadas, alimentos com excesso de sal, corantes e conservantes), de boa procedência e, sempre que possível, sem uso de hormônios ou pesticidas em sua produção. Equilíbrio no dia a dia é fundamental!
 
Não fume e tenha moderação ao consumir bebidas alcóolicas
O cigarro possui relação estabelecida com diversas doenças, entre elas, infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico (“derrame”), enfisema pulmonar e diversas neoplasias (câncer de pulmão, mama, estômago, rim...). Se não bastasse tudo isso, acelera o processo de envelhecimento da pele, e no caso do paciente realizar algum tratamento estético, o hábito de fumar diminui as chances de um bom resultado e aumenta o risco de complicações! Se você fuma, procure um profissional para lhe ajudar a parar, é possível!
 
Cuide da sua saúde mental
A mente e o corpo são inter-relacionados, por isso, cuidar da saúde mental é fundamental. Para tal, procure sempre manter convívio social, tenha tempo para si mesmo e para atividades prazerosas. Valorize suas relações interpessoais e cultive seus afetos: bons amigos e relações familiares preservadas são essenciais para nos sentirmos apoiados ao enfrentarmos os desafios do dia-a-dia. E preste atenção nos sinais de que as coisas não estão bem: irritabilidade, ansiedade em excesso, falta de ânimo, distúrbios do sono... fique atento e procure um profissional para lhe ajudar quando necessário!
Voltar

Agende sua consulta

(51) 3407.5231
(51) 9 8912.1427