Benefícios da Rinoplastia

Blog

Benefícios da Rinoplastia

31 de julho

Os benefícios da Rinoplastia vão muito além da estética, pois, através de uma abordagem funcional, a cirurgia pode contribuir para a melhora da saúde respiratória.

A Rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, é um dos procedimentos mais procurados em Cirurgia Plástica e, talvez, um dos mais delicados em se tratando de técnica cirúrgica e das repercussões que pode trazer na vida do paciente.Posicionado no centro da face, o nariz é um de seus elementos principais e, quando está em desarmonia, dificilmente passa despercebido. Sua forma carrega consigo elementos genéticos e étnicos e, muitas vezes, está intimamente relacionado com traços de identidade e personalidade. Funcionalmente, é a porta de entrada do trato respiratório e, além de permitir o fluxo de ar, tem a função de umedecê-lo e aquece-lo – ações que são imprescindíveis para a boa respiração e, consequentemente, para a qualidade de vida.
 
Dessa forma, ao realizarmos uma cirurgia do nariz, devemos levar em consideração todos esses aspectos, bem como as expectativas do paciente em relação ao procedimento.
Explico a seguir, em mais detalhes, sobre a avaliação para essa cirurgia e seus benefícios:
 
Harmonia do nariz com a face
Na análise pré-operatória, é necessário avaliar não apenas a forma nasal isoladamente, mas a face como um todo e a relação do nariz com ela. Por exemplo, um paciente que tem o mento (queixo) pequeno pode continuar insatisfeito após a cirurgia do nariz, considerando-o grande ainda, uma vez que se mantém uma desproporção na face. Para a solução desse problema, pode ser indicada, em associação com a rinoplastia, alguma técnica de mentoplastia.
 
Avaliação estética do nariz
Após serem ouvidas as queixas e expectativas do paciente, a avaliação estética do nariz deve considerar, de maneira geral, aspectos como: largura e altura do dorso nasal (local onde estão localizados os “calombos” ou irregularidade que os pacientes tanto se queixam), forma e projeção da ponta nasal (ponta “larga”, “batatinha”, “caída”), forma das narinas e, até mesmo, a espessura da pele.
 
Avaliação funcional do nariz
A conceito atual em cirurgia do nariz é o de “rinoplastia funcional”, no qual a função do nariz como estrutura inicial do trato respiratório é respeitada. Para tal, o cirurgião deve ter um conhecimento amplo de anatomia e da fisiologia nasal. As principais estruturas que são avaliadas são o septo nasal, os cornetos e as válvulas nasais interna e externa. Dessa forma, junto à cirurgia estética, pode ser realizada a correção do desvio septal, o tratamento dos cornetos (turbinectomia) e o tratamento ou a prevenção das incompetências valvulares (que obstruem o fluxo de ar).
 
Equilíbrio do Sono
Uma das causas da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (pausas respiratórias durante o sono) é a obstrução do fluxo aéreo nasal. Esse é um problema relativamente comum e, além de impedir o repouso, interfere de maneira global na saúde do paciente. Com a devida correção durante a Rinoplastia, a passagem aérea nasal é remodelada, podendo proporcionar grande alívio nos problemas de sono.
 
Sobre o Procedimento em si
A rinoplastia leva aproximadamente duas a três horas para sua realização e é, normalmente, realizada sob anestesia geral. O paciente, via de regra, recebe alta médica no mesmo dia. Geralmente, há uma pequena incisão na pele da columela (estrutura entre as duas narinas), a qual torna-se praticamente imperceptível após a cicatrização. Quando há necessidade de fratura da pirâmide óssea nasal (para afinar ou abaixar o dorso do nariz), pode haver equimoses (manchas roxas) ao lado do nariz e abaixo dos olhos, que vão desaparecendo já nos primeiros dias de pós-operatório. Recomenda-se uma a duas semanas de afastamento do trabalho, dependendo, claro, da atividade exercida, e um período um pouco mais longo longe dos exercícios físicos. Os resultados iniciais podem ser imediatamente verificados, porém o resultado final da rinoplastia só é passível de ser avaliado de seis a 12 meses.
 
Por fim, além das situações já citadas, a rinoplastia tem papel na correção de defeitos congênitos (que nascem com a pessoa) ou alterações do desenvolvimento da face, além daquelas originadas por trauma (acidentes) ou cirurgias anteriores (para ressecção de tumores, por exemplo).  Os benefícios estéticos e funcionais da cirurgia vão muito além do óbvio e contribuem para melhora da autoestima e autoconfiança. 
 
Se você deseja uma avaliação individualizada, entre em contato e agende sua consulta.
 
Voltar

Agende sua consulta

(51) 3407.5231
(51) 9 8912.1427